terça-feira, 22 de junho de 2010

Peça de Teatro - Cantada de Natal - Um rei Diferente

CANTATA DE NATAL/ UM REI DIFERENTE
( PARA SER ENCENADA / TEATRO)

Cantada são versos que rimam, não se trata de uma música.
São histórias em versos que rimam de tal maneira que soam como música.
Portanto, nessa cantada de Natal que disponnibilizo para vocês não tem música específica, quando pede a música nos intervalos das estrofes na verdade pode ser qualquer mpusica para ajudar na dramatização da peça.
Sugiro para vocês um hino instrumental, com batidas fortes, como drama e suspense.


            Narrador: (começa a música). Esta é a história do nascimento de um Rei. Prometido por Deus, anunciado por profetas e anjos, e esperado por muita gente. Nasceu pobre, na estrebaria de uma cidadezinha lá longe, chamada Belém. Seu bercinho era um cocho, onde os animais comiam. Sem prata, sem ouro, sem glórias.  Não teve súditos para mandar, teve amigos. No lugar de um cetro, apenas mãos estendidas para dar e acolher. Esta é a historia do nascimento de um Rei, que fez da sua vida, principalmente de sua morte, o bem supremo da humanidade. É a historia do nascimento de um Rei cujo reinado é eterno, sem fim. Um Rei diferente!

MUSICA:

UM REI DIFERENTE

Dentre as palhas nasceu o Rei menino Jesus.
Veio para ser a nossa paz.
Veio para ser nossa luz.
Dentre as palhas nasceu o Rei menino Jesus.
Veio nos dar o seu perdão.
Veio trazer salvação.

Pequena vila tão pobre em Belém.
Quem poderia pensar que um lugar
 Tão humilde pudesse o Rei embalar?

Dentre as palhas nasceu o Rei menino Jesus.
Veio para ser a nossa paz.
Veio para ser nossa luz.
Dentre as palhas nasceu o Rei menino Jesus.
Veio nos dar o seu perdão.
Veio trazer salvação.

A manjedoura por berço tomou,
Teve por trono a cruz.
Uma coroa de espinhos usou.
Rei diferente é Jesus.

Ø  (Maria está sentada e o anjo entra)

            Narrador: (começa a música). E no sexto mês foi o anjo Gabriel, enviado por Deus, a uma cidade da Galiléia chamada Nazaré, para falar com Maria. E entrando o anjo  onde ela estava disse-lhe: Salve, agraciada; o Senhor é contigo. Bendita és tu entre as mulheres. Quando Maria viu o anjo, ficou com medo e confusa; e perguntou para si mesma: o que está acontecendo? E o anjo, vendo-a assustada, disse-lhe:


MÚSICA:



 NÃO TEMA

(anjo)
Não tema, ó, Maria, com o que vou lhe dizer.
Dentre todas as donzelas, a escolhida foi você.
Pra dar à luz a quem Emanuel se chamará,
 pois Ele do pecado o seu povo livrará.

(Maria)
Um pouco assustada eu confesso que estou.
Mas me sinto agraciada porque Deus me contemplou.
Darei à luz então quero saber como será.

(anjo)
O Espírito de Deus um milagre em ti fará.

(coral)
Emanuel, Deus conosco sempre está.
Emanuel, o seu povo livrará.
Emanuel, sempre pronto pra salvar.
Emanuel, Ele assim se chamará.
Emanuel, Deus conosco sempre está.
Emanuel, o seu povo livrará.
Emanuel, sempre pronto pra salvar.
Emanuel, Emanuel, Emanuel,
 para sempre, ele assim se chamará.

Ø  (O anjo sai pra trás e Maria desce para encontrar José).

Ø  ( Entra José  e Maria indo para a estrebaria).

Narrador: (começa a música). Aconteceu naqueles dias que o imperador César Augusto decretou que cada um se alistasse em sua própria cidade. E subiram da Galiléia para Belém, José, e Maria que estava grávida, a fim de se alistarem. E estando eles ali, chegou o dia de Maria dar a luz.
MÚSICA:

O ALISTAMENTO

Corre então José, corre Maria e vão logo se alistar.
Já levantam cedo bem cedinho, pois precisam viajar.
Não tem carro nem motocicleta, nem metrô nem avião.
Um humilde e lento jumentinho será sua condução.

O imperador César Augusto uma ordem assim deu:
Cada um se aliste, bem depressa, na cidade onde nasceu.
Correm, correm, correm bem depressa, pois precisam
 encontrar
 nas hospedarias da aldeia um lugar para ficar.

Mesmo cansados de tanto andar, não conseguiram achar.
Na estrebaria, estranho lugar, foram então, se alojar.
Pobre Maria se acomodou e logo foi preparar
o berço do seu querido bebê que logo iria chegar.
Corre então, José, corre Maria e vão logo se alistar.
Já levantam cedo, bem cedinho, pois precisam viajar.



Ø  (Os pastores entram antes da narração).

Ø  (Na hora da narração entra o anjo).


Narrador: Naquela noite, alguns pastores estavam no campo e guardavam os seus rebanhos; quando, de repente, (começa a música) apareceu-lhes um anjo que cercou de brilho da glória do Senhor.

Ø  (Os pastores saem indo em direção à estrebaria).

MÚSICA:

 GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS

Glória a Deus nas alturas!
Na terra aos homens, paz.
Glória a Deus nas alturas e boa vontade.

Não temam, queridos pastores.
A Deus rendam Glória e louvor.
Por que em Belém da Judéia nasceu Jesus Rei, Salvador.
Com panos agasalhado em uma manjedoura o verão.
Pois este é o sinal que vai lhes mostrar Jesus Cristo a salvação.

Narrador: E os pastores disseram uns aos outros: vamos, vamos  até Belém ver esta coisa que aconteceu, a respeito da qual o Senhor nos falou.

Glória a Deus nas alturas!
Na terra aos homens, paz.
Glória a Deus nas alturas e boa vontade.
Com seus corações radiantes, pastores ficaram também.
Depressa deixaram o campo e foram ver o neném.
Maravilhados estavam e a notícia assim se espalhou.
A todos contavam, com grande alegria, que o Rei prometido chegou.

Glória a Deus nas alturas!
Na terra aos homens, paz.
Glória a Deus nas alturas e boa vontade.

(e boa vontade, e boa vontade, e boa vontade.)

Ø  (Os magos entram pela porta da frente indo até a estrebaria).

Narrador: Quando Jesus nasceu, alguns magos foram das distantes terras do Oriente até Belém para adorá-lo. Eles formam guiados por uma estrela, até que, chegando, a estrela parou sobre o lugar, onde estava o menino. Eles ficaram muito alegres (começa a musica), e, ao entrar, acharam o pequeno Rei com sua mãe Maria.

MÚSICA:




OS MAGOS

De longe viemos para ao Rei adorar.
Presentes trazemos para lhe ofertar.
Pois, também queremos compartilhar
da alegria de ver quem nos veio salvar.

De todos os reis, Tu és o primeiro.
Os outros reinados são passageiros.
Por entre desertos té aqui chegar.
Brilhante estrela sempre anos guiar.
Pequena criança, só tu levarás.
os filhos de Deus ao seu reino de paz.

Ó vinde adoremos ao nosso Senhor.

Narrador: (começa a música). A noite estava calma. Lá fora só se ouvia o cantar dos grilos sob o céu estrelado. Sobre a estrebaria reluzia uma estrela especial, pois lá dentro estava o pequenino Rei dormindo em seu bercinho. Enquanto isso, Maria, José e os pastores não paravam de admirá-lo.  Seus corações estavam cheios de fé e alegria, porque viram no pequenino bebe o cumprimento de uma promessa feita por Deus há milhares de anos: A promessa da salvação.

MÚSICA:

 UM MENINO NASCEU

Pois um menino nos nasceu.
De Deus o Filho se nos deu.

Maravilhoso, Conselheiro,
Deus Forte sei que és.
Pai da eternidade, Príncipe da Paz.

Pois um menino nos nasceu.
De Deus o Filho se nos deu.

Dorme em paz ó, linda criança.
Sono tranqüilo e bom.
Plano perfeito és de Deus.
Pra nossa redenção.

Pois um menino nos nasceu.
De Deus o Filho se nos deu.

Ø  (Os magos e os pastores saem).

v  Na última música todos os personagens cantam com o coro.

Narrador: E assim, pastores e magos voltaram para suas casas, felizes, pois conheceram o pequeno Rei. Eles estavam maravilhados, pois sabiam que ele era um Rei diferente. Hoje, esse Rei nos convida a celebrar o seu Natal de modo diferente das pessoas que não o conhecem. Ele nos convida a sermos pessoas diferentes e a fazermos diferença no mundo onde vivemos. Afinal, Ele é um Rei diferente.

Creditos: Arquivo público 4sahred

66 comentários:

  1. Vocês realmente são abençoados, pois disponibilizar um material como este é uma bela demonstração de doação e desapego. Amei todo o material e desde já peço licença para utilizar na nossa festa de encerramento.
    Muito Obrigada!
    Aída (aidabarbosa@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  2. que o senhor jesus continue abençoando vcs. o materia e uma bença de deus ,e vcs tem o dom de reparti com os outros...bjs

    ResponderExcluir
  3. Por favor, amei a peça e quero apresenta-la no colegio onde trabalho, pois as crianças pouco tem conhecimento sobre a vida de Jesus. Vocês poderiam me mandar essas músicas??? É importante para mim... obrigada!!

    tia_giovana@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. ... que maravilhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    essas músicas são realmente muito linda
    gostaria de faze-la em minha igreja aindaesse ano ..voces podem me ajudar > enviando as musicas pramim .
    obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    natal é momneto de compartilhar ..
    email ( nannyesperoemti@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  5. OI!AMEI A A PEÇA GOSTARIA DE ENCENA-LA NA ESCOLA ONDE TRABALHO VC's PODERIAM ME MANDAR O AUDIO DAS MUSICAS, FICAREI MUITO GRATO. pequenoguga@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. GOSTARIA DE OBTER ASMUSAICAS DA CANTADA. VCS PODERIAM ME ENVIAR.
    TRABALHO COM CRIANÇAS.
    danigarden@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Tb gostaria muito de realizar na minha igreja! Por favor onde posso encotrar o audio das musicas?
    Obrigada!
    grazi_intra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Tb gostaria muito de realizar na minha igreja! Por favor onde posso encontrar o audio das musicas?
    Obrigada!
    silvia.betel@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. amei de montão, era tudo que eu queria, encaixa perfeitamente no projeto que preparei para a escola. Você pode me mandar o audio das musicas? por favor...sim???
    masmoniquinha@hotmail.com
    agradecida....

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Obrigada por compartilhar. Adorei a peça e gostaria de realizá-la aqui na Igreja. Você poderia me mandar o audio das músicas. Poxa, ficarei muito agradecida.

    Giselle
    gisellearodrigues@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, Linda a sua cantada.... Gostaria de realiza la com minhas crianças, gostaria de saber se posso e se possivel me enviar o audio das musicas... desde já muitissimooooooooooo obrigada...
    Que o Nosso Deus venha a cada dia mais te abençoar onde colocares a mão... beijinhos

    meus email: anabiologia@bol.com.br ou anapuffy2006@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Bom dia.Você poderia mandar para mim o audio das músicas elas são lindas.Renata renatinhafla@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. amei a proposta . é uma linda mensagem e gostaria de apresentá -la na escola onde sou coordenadora pedagógica. vc poderia me enviar o áudio?
    meu email arlete47sp@hotmail.com
    grata

    ResponderExcluir
  14. .. A programação é show!!! amei....
    as letras das músicas são realmente muito lindas
    gostaria de faze-la em minha igreja aindaesse ano ..voces podem me ajudar > enviando as musicas pra mim .
    obrigada.Realmente... natal é momneto de compartilhar ..
    langisantos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Adoraria desenvolver este trabalho na minha comunidade. Vc poderia me enviar os audios da cantata??
    luhca10@hotmail.com

    Muito obrigado e que Deus abençoe a todos neste natal!!

    ResponderExcluir
  16. Nadir disse:

    Maravilhoso, esse trabalho realizado, são pessoas com esse espírito de boa vontade, que fazemos enxergar o verdadeiro sentido do natal, gostaria de ensaiar as minhas crianças, então se for possivel me envie as musicas para mim, obrigada.
    nadir_oliveira_negri@hotmail.com. Paz e Bença!

    ResponderExcluir
  17. NADIR DISSE, SÃO PESSOAS ASSIM QUE NOS FAZ SENTIR O VERDADEIRO SENTIDO DO NATAL, AMEI E GOSTARIA É CLARO SE AINDA DER TEMPO, DE REALIZAR COM MINHAS CRIANÇAS ESSA LINDA PEÇA, ENTÃO POR FAVOR ME MANDE AS LETRAS DAS MUSICAS PARA MIM, OBRIGADA, PAZ E BEM!

    ResponderExcluir
  18. meu email é vaniacearis@hotmail.com, se vc puder me enviar o audio,te agradeço!!!!!Bjs.

    ResponderExcluir
  19. ola! tambem gostaria de realizar o trabalho no coro da minha igreja... vc pode me mandar o material?


    lorenaudesc@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. bom dia, adorei o material, e gostaria de saber se vcs poderiam me enviar o audio? Desde ja agradeço, meu email é esdra_jose8@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  21. ola gostei muito do material se puder enviar o o audio seria meuito benção.
    Deus abençoe sua vida.
    Pr. Djalma
    djalmalvesouza@hotmail.com
    igreja.batista.aconchego@hotmail.com
    www.igrejabatista-aconchego.webnode.com.br

    ResponderExcluir
  22. A programação é linda!!! amei....
    as letras das músicas são realmente muito lindas
    gostaria de faze-la em minha igreja ainda esse ano ..não consigui encontrar um material que me agradasse e já está encima....voces podem me ajudar > enviando as musicas pra mim?
    obrigada.deus abençoe vcs... ..
    alicess26@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Deus abençoe a vida de voces por repartir um material tão maravilhoso, com certeza voces viverao dia apos dia o melhor de Deus. que continuem sendo esta benção. se for possivel mande para meu email as musicas.
    desde obrigado.
    edson_guimaraesm1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. A Paz a todos!

    A peça é maravilhosa, gostaria de apresentá-la emn nossa Igreja. Teria como vcs enviarem o audio? alguma coisa que nos ajudasse??Nosso email é ipuitapagipe@hotmail.com
    Deus abençoe a todos!

    ResponderExcluir
  25. eu so envangelica e tenho que cantar musica catoloca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a estrela o foco e sempre JESUS , não há importancia se vc e evangelica e estejaa cantando musica catolica , ooh que não pode e maria , josé . efin , há estrela e JESUS e e o nome dele que tenque ser adorado , ok "!? :)

      Excluir
  26. AMEI!!! POR VAFOR MANDEM PARA ME O AUDIO, SEREI MUITO GRATA, POIS TENHO QUE APRESENTAR UMA PEÇA NA ESCOLA QUE TRABALHO, ACHEI ESSA MARAVILHOSA!!!
    MEU IMAIL E vilmamarcelinodias@hotmail.com DEUS ABENÇOE VOCES.

    ResponderExcluir
  27. GOSTEI BASTANTE!!! NÃO SE IMPORTA DE ME ENVIAR O AUDIO, FICARIA-LHE MUITO GRATO!
    O EMAIL É: alves.nuno@portugalmail.pt
    MUITO OBRIGADO

    ResponderExcluir
  28. primeiro quero lhe parabenizar pela peça ficou otima gostaria de poder divugala em meu grupo se vcs permitire é claro se possilvel me mandem o audio das musicas. desde já agradece cia.arte & sorriso tonycicero02hotmail.com.

    ResponderExcluir
  29. Adorei!!
    Gstaria de apresentar no natal mas para isso gostaria que me enviasse o audio.
    email:taniamsalgueiro@hotmail.com

    Obrigada.

    Deus o abencoe.

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde, amei era mesmo o que eu queria! Por favor poderia me enviar o áudio???

    E-mail: thais.mota46@gmail.com
    Agradeço,

    A paz do Senhor...

    ResponderExcluir
  31. Gostei muito...! Poderia me mandar o áudio também?
    gabriellebarros_gabi@hotmail.com
    Obrigada! Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  32. Ola.. seráque tem como me mandar as musicas.. :D
    tem playback?

    lilis_brescansin@hotmail.com

    obg

    ResponderExcluir
  33. Olá, achei esta peça de teatro bem interessante, era mais ou menos o eu procurava para o programa de natal deste ano em minha igreja. Se possível poderia me enviar o áudio?
    Meu email: marcinha-rp@hotmail.com
    Desde já agradeço
    Graça e paz!

    ResponderExcluir
  34. Gostei muito...! Poderia me mandar o áudio também?
    nasanoli@gmail.com
    Obrigada! Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  35. anonimo:É muito linda; gostaria de começar a ensaiar com minha igreja teria como me mandar o oudio?desde já muito obrigada,e que Deus abençoe.ediliareis@gmail.com

    ResponderExcluir
  36. Ola, a Paz. Tbm gostei MUITo!!! Vc poderia me mandar o audio?? Obbrigada desde ja, Deus abençoe... laninha.luh2010@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  37. Gostei muito...! Poderia me mandar o áudio também?
    ca-duado@bol.com.br

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  38. Eu também gostaria muito do áudio dessa cantata,tentei baixar várias vezes na net e não consigo...Envie para o meu email: flavy0727@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. Caríssimos amigos...achei uma maravilha essa proposta... vcs são realmente uma fonte inspiradora do céu... obrigado por tudo... gostaria, se possível me enviar o audio par que eu possa apresentar em minha escoal... Desde já muito obrigado
    email: valdemiraraujo1974@gmail.com

    ResponderExcluir
  40. Oi, gostaria também de receber o áudio! Você poderia me enviar?
    hiascaraiaia@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  41. Amei a cantata vc poderia me enviar o audio para apresentarmos na igreja,obg

    email: milanaalmeidac@hotmail.com ou milanaalmeidacb@gmail.com

    ResponderExcluir
  42. Graça e Paz!, Gostei muito desta Cantata já tenho o audio só me falto o Playback vcs poderia men enviar??
    sdavi_mendes@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Davi! Que a graça e a paz do Sr Jesus esteja com você!

      Você poderia me enviar o audio? Se eu conseguir o Playback mando para você.

      celiolago@yahoo.com.br

      Excluir
    2. Oi caríssimos, consegui o áudio e play back dessa cantata, se alguém tiver interesse ainda, me passe um e-mail que mando...(drielioliveira@hotmail.com) Um abraço!!

      Excluir
    3. Oi Drieli, por favor você poderia me enviar o áudio e o play back dessas músicas?
      Aqui o meu e-mail: angelica.correia.lk@gmail.com
      Desde já, muuuuito obrigado! :)

      Excluir
    4. DAvi gracas e paz..
      querido gostei tambem muito da cantata . Vc tem o áudio , poderia mi passar por favor.. quero apresentar na igreja que frequento ..
      email . vanessa.crysgl@gmail.com
      ou
      vanessa_crysgl@hotmail.com
      desde já grata.

      Excluir
  43. Boa noitee! Eu adoreii a Cantada, adoraria representa-la com e na minha igreja, poderia enviar as canções para mim. gleisianeroucas@gmail.com

    Fique com Deus!

    Gleisiane

    ResponderExcluir
  44. Boa noite

    Adorei e gostaria de colocar na minha igreja, pode disponibilizar as canções ? e os vídeos da apresentaçãoes de vocês?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  45. onde posso ouvir as musicas citadas na cantata?

    ResponderExcluir
  46. o conteúdo dessa peça é muito edificante e informativo para quem não conhece a verdadeira história de jesus, sou coordenador da mocidade da minha igreja e seria um grande prazer apresentar esta peça no fim do ano em nossa igreja, já q vcs tiveram a grata satisfação em compartilhá-la com todos, gostaria d saber se poderiam enviar as canções e se tiverem algum vídeo da apresentação d vcs para que possamos ter uma idéia, ficaria grato. danielrosestolato@hotmail.com, que DEUS continuem abençoando o ministério de vcs.

    ResponderExcluir
  47. Linda essa cantata - Um Rei diferente. Estou ensaiando com as crianças da minha igreja, mas estou tendo dificuldade de encontrar o Playback. Já tenho o áudio, narração, mas está faltando o playback. Onde posso encontrá-lo? Vocês têm? Se sim, como fazer para adquirí-lo? Obrigada. Laís ( kiltt1.lais@gmail.com )

    ResponderExcluir
  48. Lindo!!!
    vc poderia me enviar
    thailanogueira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  49. Muito linda e interessante esta peça... Voces poderiam me fornecer a partitura ou as cifras destas músicas?
    karinefrannpton_2007@hotmail.com

    ResponderExcluir
  50. Oi, Drieli, meu nome é Ticiane, e tenho enorme interesse em conseguir o playback.
    Não tenho mais onde procurar e o natal já está bem próximo. Comecei ensaiar com o coro infantil da minha igreja e iremos apresentar dia 15/12/201. Serei muito grata se enviares para mim. Meu email: ticianesamuel@ig.com.br Grande abraço.

    ResponderExcluir
  51. Gostei muito. Você tem o audio das músicas? Poderia me enviar?

    joelmahs@hotmail.com

    ResponderExcluir
  52. Ameii essa cantada... quero mto fazer na igreja, mais estou tendo dificuldade de encontrar os playback ate mesmo as musicas.. me ajudem mandando pro meu e-mail ou ate mesmo dizendo aonde posso encontrar... por favor.. que o Senhor Jesus abencoe grandemente a vida de voces nesse trabalho maravilhoso, que é para honra de quem merece.. JEsus...andreia.basical@outlook.com

    ResponderExcluir
  53. Ameii essa cantada... quero mto fazer na igreja, mais estou tendo dificuldade de encontrar os playback ate mesmo as musicas.. me ajudem mandando pro meu e-mail ou ate mesmo dizendo aonde posso encontrar... por favor.. que o Senhor Jesus abencoe grandemente a vida de voces nesse trabalho maravilhoso, que é para honra de quem merece....... erick.calazans.alves@gmail.com

    ResponderExcluir
  54. A paz do Senhor, achei linda essa apresentação, gostaria muito de poder realiza-la aqui em minha igreja, é possível vocês disponibilizarem para mim esse material? mary-martinslyly@hotmail.com

    ResponderExcluir
  55. Gostaria de se fosse possivel que vcs me enviasse as musicas. fabialory@hotmail.com

    ResponderExcluir
  56. Boa noite!
    Se alguém conseguiu o playback das musicas, por favor me envie,
    marciahelena76@hotmail.com

    ResponderExcluir
  57. Por favor me enviem as musicas?! Obrigada
    amygapatricia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  58. GOSTARIA DE RECEBER O AUDIO E O PLAY BACK DAS MÚSICAS..
    OBRIGADA
    estertariga@gmail.com

    ResponderExcluir
  59. Olá Boa Tarde, gostei muito do material disponibilizado para o Natal. É possível o envio da Partitura. miriam.oldag@gmail.com

    ResponderExcluir
  60. Ola td bem?! Gostaria de pedir um enorme favor. Eu tinha o CD com todas as músicas, mas perdi... Gostaria agora de fazer uma cantata com crianças carentes que temos trabalhado. Por favor, se poder me enviar estas músicas e tbm o playback serei muito agradecida!

    ResponderExcluir
  61. Oi. por gentileza vc pode compartilhar comigo as musicas com o play back incluso.?
    Joninha_buja@hotmail.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário! Lembre-se Jesus é a única opção!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...