ESTRATÉGIA PARA VOCÊ TRABALHAR COM SEU GRUPO
GINCANA - UMA BOA DICA DE INTERAÇÃO
REGULAMENTO
I – Será realizada com duração de trinta dias. Por exemplo (iniciando dia 28 de fevereiro e o seu término dia 28 de março para tarefas externas e 25 de abril para as tarefas internas no templo) com horários para início e término determinados pela direção.
II – O grupo será dividido em duas equipes com número igual de componentes
III – Serão nomeados pela direção, líderes que estarão à frente das equipes.
IV – Os componentes de cada equipe serão listados e escolhidos pela direção, para que ambas, possam competir em termos de igualdade, para que não haja disparidade.
V – O regulamento terá que ser respeitado pelas equipes sob pena de perder pontos.
VI - Serão atribuídas às equipes as mesmas tarefas, e serão divididas em externas e internas.
VII – Haverá juízes que julgarão os trabalhos e tarefas realizadas pelas equipes, com toda a transparência e imparcialidade.
VIII – A gincana não pode e não deve ser tratada como uma competição entre os participantes, criando assim rivalidade, excluindo o objeto da mesma que é de interação, integração e acima de tudo confraternização. Se for constatado haver rivalidade será cancelada a gincana.
IX – Será proibida qualquer manifestação contrária ao objetivo da gincana por parte de integrantes das equipes, tais como, zombar, vaiar, ridículizar, etc. Se for constatado, a equipe perderá pontos.
X – Premiação: serão premiados os integrantes das equipes que se destacarem, os líderes que também se destacarem e evidentemente a equipe
vencedora da gincana.
XI – O início e o término da gincana se darão na igreja, e a premiação será realizada em lugar a ser determinado.
XII - Recomendação aos líderes: todo trabalho a ser realizado deverá ter a supervisão do líder para que transcorra tudo conforme o regulamento, e as equipes não venham perder pontos por falta de acompanhamento.
Conforme acima descrito, o objetivo da gincana é fazer com que todos os participantes se confraternizem e cooperem uns com os outros, ajudando seus líderes a obterem êxito em todo o trabalho, se esforçando para obedecer o regulamento e cumprir todas as tarefas. A direção agradece todos os jovens e adolescentes participantes, aos líderes que aceitaram a tarefa de estar à frente das equipes, desejando um bom trabalho a todos. Vamos valorizar os amigos e o trabalho em equipe. As qualidades e falhas fazem parte do dia a dia e estão presentes em nossas vidas. Temos que aprender a conviver com elas.
Bom trabalho e que Deus abençoe a todos.
A Direção
TAREFAS
TAREFAS EXTERNAS – são tarefas que serão realizadas durante o transcorrer do tempo em que durar a gincana
RELIGIOSO
- Reunir e trazer Bíblias com traduções diferentes e de qualquer religião.
10 pontos por Bíblia
- Encontrar e trazer um exemplar de revista da EBD antigo da CPAD.
50 pontos mais antigo
30 pontos mais recente
- Pesquisar e realizar um trabalho por escrito sobre: Pentateuco, História das Assembléias de Deus no Brasil e a Juventude na Igreja.
( não serão aceitos trabalhos copiados)
100 pontos mais bem elaborados
50 pontos para o outro trabalho
SOCIAL
- Arrecadar alimentos não perecíveis que serão doados para o Dpto de Assistência Social da Igreja.
10 pontos cada kg
- Arrecadar roupas usadas que serão doadas para o Dpto de Missões da Igreja
10 pontos por peça
- Arrecadar materiais não perecíveis como garrafas pet, latinha refrigerante, listas telefônicas, papelão, metais, etc. O dinheiro da venda destes produtos será revertido para o Dpto da Mocidade.
10 pontos por kg
DINÂMICAS
- Apresentar por escrito idéias para angariar fundos para o Dpto da Mocidade. As melhores idéias serão premiadas e somarão pontos para suas respectivas equipes. Deverá constar nome do participante e da equipe.
30 pontos por idéia aprovada
- Serão distribuídas às equipes algumas dinâmicas para serem resolvidas em equipe. Deverão ser apresentadas à direção da gincana resolvidas corretamente e sem rasuras até o término da gincana. (Avenida complicada em anexo abaixo) qualquer uma que você quizer colocar
30 pontos
TAREFAS INTERNAS – são tarefas que serão realizadas no último dia da gincana na Igreja.
- As equipes deverão apresentar a realização de um culto normal com a liturgia completa, não podendo faltar nada no procedimento de um culto em nossas igrejas. Terão até 15 minutos para a apresentação. Serão avaliados pelos nossos juízes e receberão notas. Será cronometrado.
Ótimo – 100 pontos Bons – 50 pontos Regular – 20 pontos
TEATRO
- As equipes deverão apresentar uma peça teatral, baseada em um texto bíblico, não fugindo das características da passagem bíblica, sendo o mais genuíno possível. Terão 10 minutos para a apresentação. Serão avaliados pelos nossos juízes e receberão notas.
Ótimo – 100 pontos Bom – 50 pontos Regular – 20 pontos
DESTREZAS BIBLICAS
- Serão feitas perguntas bíblicas durante o trabalho, e as repostas avaliadas pelos nossos juízes. O critério escolhido é o seguinte: antes da pergunta ser feita, será escolhido um integrante da equipe pelo seu líder para responder, evitando assim qualquer tipo de confusão. Ninguém da equipe poderá soprar podendo ser anulada a pergunta e o direito de resposta, passando para a outra equipe.
10 pontos para cada resposta certa
DECOREBA
- Capacidade para decorar – cada integrante da equipe que falar todos os livros da Bíblia em ordem e decor somará pontos para sua equipe. Serão avaliados pelos nossos juízes.
30 pontos 20 pontos 10 pontos
AVENIDA COMPLICADA(dinâmica)
Objetivo: demonstrar a eficiência de um trabalho de equipe.
Tamanho: 5 a 7pessoasTempo: 30 minutos Material: uma cópia para cada membro da avenida complicada, caneta Descrição:
1. A tarefa do grupo consiste em encontrar um método de trabalho que resolva com máxima rapidez o problema da avenida complicada;
2. O coordenador formará subgrupos de 5 a 7 pessoas, entregando a cada participante uma cópia da avenida complicada;
3. Todos os subgrupos procurarão resolver o problema da
avenida complicada, com a ajuda de toda a equipe;
4. Obedecendo as informações constantes da cópia a solução final deverá apresentar cada uma das cinco casas caracterizadas quanto à cor, ao proprietário, a condução, a bebida e ao animal doméstico;
5. Será vencedor da tarefa o subgrupo que apresentar por primeiro a solução do problema;
6.Terminado o exercício, cada subgrupo fará uma avaliação acerca da participação dos membros da equipe na tarefa grupal;
7. O coordenador poderá formar um plenário com a participação de todos os membros dos subgrupos para comentários e depoimentos.
A avenida complicada tarefa do grupo consiste em encontrar um método de trabalho que possa resolver, com a máxima brevidade possível, o problema da avenida complicada. Sobre a avenida complicada encontram-se cinco casas numeradas; 801, 803, 805, 807 e 809, da esquerda para a direita. Cada casa caracteriza-se pela cor diferente, pelo proprietário que é de nacionalidade diferente, pela condução que é de marca diferente, pela bebida diferente e pelo animal doméstico diferente.
solução da avenida complicada
• As cinco casas estão localizadas sobre a mesma avenida e no mesmo lado.
• O mexicano mora na casa vermelha;
• O peruano tem um carro Mercedes-benz;
• O argentino possui um cachorro;
• O chileno bebe coca-cola;
• Os coelhos estão a mesma distância do cadilac e da cerveja;
• O gato não bebe café e não mora na casa azul;
• Na casa verde bebe-se whisky;
• A vaca é vizinha da casa onde se bebe coca-cola;
• A casa verde é vizinha da casa direita, cinza;
• O peruano e o argentino são vizinhos;
• O proprietário do Volkswagen cria coelhos;
• O chevrolet pertence à casa de cor rosa;
• Bebe-se pepsicola nas 3 casa;
• O brasileiro é vizinho da casa azul;
• O proprietário do carro Ford bebe cerveja;
• O proprietário da vaca é vizinho do dono do cadilac;
• O proprietário do carro chevrolet é vizinho do dono do cavalo.
http://mariasdeoliveira.blogspot.com/2010/08/estrategia-para-voce-trabalhar-com-seu.html